Está em andamento, em todo o estado do Ceará, a distribuição de sementes do Projeto Hora de Plantar, iniciativa promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O programa, que visa impulsionar a agricultura familiar, já contemplou o município de Capistrano, localizado no Maciço de Baturité, nesta edição.
Para a safra de 2025, mais de 182 mil agricultores e agricultoras de 182 municípios cearenses (exceto Fortaleza e Eusébio, que não possuem zonas rurais) serão beneficiados. O projeto é financiado integralmente pelo Tesouro do Estado e conta com um investimento total de R$ 35 milhões.
Entre os itens distribuídos estão:
- 250 toneladas de sementes de sorgo forrageiro;
- 12 toneladas de sementes de capim;
- 209 toneladas de sementes de feijão;
- 350 mil mudas de cajueiro anão;
- 5.800 mudas de aroeira;
- 89.700 mudas de sabiá;
- 6 mil m³ de maniva.
Com 38 anos de história, o Hora de Plantar se consolidou como uma política pública essencial para o fomento à agricultura familiar no Ceará. Tornado uma Política Pública de Estado em 2021, por meio da Lei Ordinária nº 17.534, o programa promove a sustentabilidade econômica e socioambiental do meio rural, proporcionando aumento da produtividade agrícola, geração de renda e segurança alimentar para milhares de cearenses.
Ao longo das décadas, o projeto tem demonstrado seu impacto positivo ao ampliar as condições para o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, alavancando resultados que contribuem para a qualidade de vida das comunidades rurais do estado.
O Hora de Plantar reafirma o compromisso do Governo do Ceará com o crescimento sustentável e a inclusão social, garantindo apoio direto aos agricultores e agricultoras que são a base da economia rural cearense.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”