Prognóstico da Funceme aponta 45% de chances de chuvas dentro da média no Ceará entre fevereiro e abril


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta quarta-feira (22), em Fortaleza, o prognóstico climático para o período de fevereiro a abril. De acordo com a previsão, o Ceará tem 45% de chances de registrar chuvas dentro da média histórica ao longo do trimestre.

O levantamento também indica 35% de probabilidade de chuvas abaixo da média e 20% de chances de chuvas acima da média. Segundo Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, o principal fator que influencia essa tendência é o aquecimento das águas do Atlântico Tropical.

“Percebemos que tem um aquecimento na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou à categoria mais provável para o Centro-Norte do estado ser de chuvas normais ou acima da normalidade. Já no Centro-Sul, a tendência é de chuvas abaixo da normalidade, devido ao aquecimento nas regiões Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso foi capturado pelos modelos de previsão utilizados”, explicou Eduardo Martins.

O prognóstico apresenta uma tendência média do volume acumulado de chuvas para o trimestre como um todo, e não para meses específicos. A Funceme também detalhou os volumes necessários para que cada região do estado alcance a média esperada no período.

No balanço referente ao mês de janeiro, o Ceará registrou chuvas entre 13% e 14% acima da média, que é de aproximadamente 98 milímetros. O dia 15 de janeiro foi o destaque do mês, com um acumulado de 62,2 milímetros em todo o estado.

A Funceme reforça que o prognóstico é uma ferramenta fundamental para o planejamento de ações em setores como agricultura, gestão hídrica e defesa civil.

Enviar um comentário

0 Comentários