O Ceará se destacou entre os estados brasileiros ao ter um estudante avaliado com nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (13) durante coletiva de imprensa do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apenas 12 participantes em todo o País alcançaram a nota máxima na redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O desempenho do Enem 2024 revelou uma queda no número de notas mil em relação à edição anterior. Em 2023, foram 60 redações com nota máxima, das quais quatro pertenciam a cearenses. Este ano, no entanto, apenas um estudante do estado alcançou o feito, sendo ele proveniente de uma instituição privada. A única nota mil de um aluno da rede pública foi registrada em Minas Gerais.
Distribuição das notas mil no Brasil
Além do Ceará, outros estados também registraram estudantes nota mil: Alagoas (1), Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1). O Distrito Federal também teve um participante entre os destaques.
Embora os órgãos responsáveis pelo exame não tenham divulgado os nomes dos participantes ou as instituições de ensino, o resultado reafirma a excelência de alguns estudantes e o desafio de ampliar esse nível de desempenho, especialmente nas escolas públicas.
O tema da redação deste ano abordou uma questão relevante para a sociedade brasileira: a necessidade de valorizar e preservar a rica herança africana presente no País, destacando os desafios e caminhos para a promoção dessa valorização.
Com o resultado, o Ceará reforça sua tradição de ser um estado com desempenhos de destaque no Enem, mesmo diante de uma edição mais desafiadora.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”