Governador Elmano de Freitas visita obras do Projeto Malha D’Água no Sertão Central


O governador Elmano de Freitas visitou, nesta última quarta-feira (29), as obras da primeira fase do Projeto Malha D’Água nas cidades de Banabuiú e Milhã, no sertão cearense. A iniciativa tem como objetivo adensar a rede de adutoras do Ceará, beneficiando nove municípios e 38 sedes distritais.

O projeto, que conta com um investimento total de R$ 5,55 bilhões, prevê a construção de 33 Sistemas Adutores para atender a população em 177 sedes municipais e 697 distritos. Nesta primeira fase, estão sendo aplicados R$ 643,3 milhões para viabilizar a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, que terá uma extensão de 688 km.

Benefícios para a população

Essa etapa do projeto visa fornecer água tratada para os municípios de Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais. Ao fim dessa fase, estima-se que cerca de 280 mil pessoas sejam beneficiadas.

"São 38 distritos que passaram a vida toda muitas vezes tendo água de carro-pipa e agora vão receber água encanada na sua casa, tratada, de qualidade", destacou o governador em live realizada nas suas redes sociais. Ele também afirmou que a obra "vai entrar para a história na região".

Andamento das obras

De acordo com o Governo do Estado, essa primeira etapa do projeto encontra-se em andamento com uma equipe composta por 298 trabalhadores e 78 equipamentos na execução da Estação de Tratamento de Água (ETA) e das adutoras.

Atualmente, a captação já está concluída, a ETA tem mais de 95% das obras finalizadas e as adutoras do setor 1 estão com mais de 86% de execução.

O Projeto Malha D’Água representa um avanço significativo na infraestrutura hídrica do Ceará, garantindo acesso a água tratada para milhares de pessoas e promovendo maior qualidade de vida para a população do sertão cearense.

Enviar um comentário

0 Comentários