Ceará Registra Chuvas em 83 Municípios nas últimas 24 Horas, Aponta Funceme


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nesta sexta-feira (7) que chuvas foram registradas em pelo menos 83 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, até as 9h. Os volumes pluviométricos mais expressivos foram observados em diversas regiões do estado, com destaque para:

  • Ibiapina (Posto: IBIAPINA) – 44.3 mm
  • Sobral (Posto: BOQUEIRÃO) – 41.3 mm
  • Paracuru (Posto: JARDIM DO MEIO) – 41 mm
  • Frecheirinha (Posto: FRECHEIRINHA) – 40 mm
  • Ubajara (Posto: UBAJARA) – 40 mm
  • Guaiúba (Posto: GUAIUBA) – 38 mm
  • Tabuleiro do Norte (Posto: TABULEIRO DO NORTE) – 37.6 mm
  • Jaguaribara (Posto: JAGUARIBARA) – 37.2 mm
  • Sobral (Posto: AC. SOBRAL) – 36.6 mm
  • Maranguape (Posto: ITAPEBUSSU) – 35 mm

Previsão do Tempo

A imagem de satélite GOES-16, capturada às 8h30min (horário local), mostra a presença de nuvens em todas as regiões do estado, sendo as mais desenvolvidas associadas à precipitação próximas à costa do Ceará. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no período, encontra-se posicionada ao redor da linha do Equador.

Para esta sexta-feira (07), as chuvas devem se concentrar no noroeste do estado, abrangendo o Litoral do Pecém, Litoral Norte, Ibiapaba e o norte do Sertão Central e Inhamuns, principalmente no período da tarde e início da noite. No centro-sul do Ceará, os acumulados de chuva serão menos expressivos.

No sábado (08), a tendência é de chuvas mais intensas na faixa litorânea e na região da Ibiapaba, com os períodos mais favoráveis ocorrendo de madrugada e durante a tarde. Para domingo (09), as precipitações mais significativas são esperadas no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém (madrugada e início da manhã), no Litoral Norte e na Ibiapaba (tarde e início da noite) e no Cariri pela madrugada.

As chuvas estão sendo influenciadas pela proximidade da ZCIT, além do avanço de áreas de instabilidade vindas do oceano e fatores locais como relevo elevado, sistema de brisa, temperatura e disponibilidade de umidade.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa semi-permanente de nebulosidade próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Esse fenômeno provoca o levantamento de ar quente e úmido, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis por chuvas intensas.

Enviar um comentário

0 Comentários