Após as chuvas de pré-estação dos últimos dias, o Ceará registrou, entre quarta-feira (15) e quinta-feira (16), as primeiras sangrias de açudes de 2025. Os reservatórios Arrebita, em Forquilha, e Patos, em Sobral, ultrapassaram 100% da capacidade de armazenamento, antes mesmo do início oficial da quadra chuvosa. As informações são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgadas no Portal Hidrológico.
O Açude Arrebita, localizado na Bacia do Aracaú, começou o mês de janeiro com 74,01% da capacidade e, com as chuvas, alcançou 89,19%, chegando à sangria nesta quinta-feira. Já o Açude Patos, na Bacia do Litoral, iniciou 2025 com 56,92% do volume armazenado e sangrou também nesta quinta-feira, ultrapassando a marca de 50,1 milhões de metros cúbicos.
Atualmente, o Ceará conta com 157 açudes monitorados pela Cogerh, com um volume total de 8 bilhões de metros cúbicos, o que representa 43,20% da capacidade máxima dos reservatórios. A quadra chuvosa se aproxima, iniciando oficialmente em 15 dias, e deverá se estender até maio. Outros açudes estão com volumes acima de 90%, como Jenipapo, Caldeirões, São Pedro Timbaúba e Germinal, enquanto 38 reservatórios apresentam volumes abaixo de 30%. A situação dos reservatórios é acompanhada de perto pela Cogerh para garantir o manejo eficiente da água no estado.
Com informações do Diário do Nordeste.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”