O Instagram deixará de oferecer filtros de realidade aumentada desenvolvidos por terceiros a partir da próxima terça-feira (14). A decisão foi tomada devido à desativação da plataforma Spark AR, ferramenta utilizada por criadores para desenvolver os populares efeitos visuais. Com isso, apenas filtros criados pela Meta continuarão disponíveis em plataformas como Instagram, Messenger e Facebook.
Segundo a Meta, a mudança faz parte de um esforço para "focar em produtos que atendam melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes corporativos". Desde o lançamento do Spark AR em 2017, mais de 600 mil criadores de 190 países utilizaram a tecnologia para inovar na criação de filtros.
"Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação e criatividade de nossa comunidade expandiram o alcance dessa tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta", afirmou a empresa em comunicado divulgado em agosto de 2024.
Mesmo com o encerramento do suporte aos filtros criados por terceiros, os usuários ainda poderão aplicar efeitos disponibilizados por outros aplicativos externos. Para acessar os filtros oficiais da Meta, basta navegar no perfil das plataformas e selecionar o ícone de três estrelas.
Essa mudança marca um novo capítulo para os criadores de conteúdo e para o uso da realidade aumentada dentro das redes sociais.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”