Na semana em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) ultrapassa a marca de mil cirurgias oncológicas realizadas. Desde a inauguração do serviço, em 27 de setembro de 2023, a unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) contabiliza 1.056 procedimentos cirúrgicos e 3.026 pacientes oncológicos atendidos.
A agricultora Maria Celma da Silva, 41 anos, moradora de Morada Nova, faz parte dessa estatística. Após descobrir um nódulo na mama no final de 2023, iniciou seu tratamento no HRVJ em janeiro de 2024, passando pela cirurgia para retirada do tumor. Atualmente, Celma já realizou 14 sessões de quimioterapia.
“O meu tratamento ter sido feito perto de casa foi muito bom, facilitou muito a minha vida”, destacou Celma. Ela também ressaltou o apoio dos filhos e da neta. “Eles cuidam muito bem de mim, acompanhando-me em todas as consultas e viagens. Me deixaram mais forte. Quem também me fortaleceu muito foi o amor da minha netinha de três anos, que está sempre ao meu lado”, conta.
O médico oncologista do HRVJ, Bruno Águila, enfatiza a importância do tratamento. “A luta contra o câncer é desafiadora, mas com determinação e apoio, é possível vencer. Cada dia de tratamento é um passo a mais rumo à cura”, afirma.
O especialista também reforça a necessidade da prevenção da doença por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, redução do consumo de álcool e combate ao tabagismo. Além disso, destaca a importância das consultas e exames regulares, permitindo a detecção precoce da doença e aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Regionalização do Atendimento Oncológico
O serviço de oncologia do HRVJ foi inaugurado em 27 de setembro de 2023, com a missão de tratar todos os tipos de câncer da população da região do Vale do Jaguaribe. A unidade oferece oncologia clínica, ambulatorial e hospitalar, além de exames laboratoriais e de imagem, garantindo um atendimento completo e acessível para a população.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”