O Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas neste domingo (9), devido a uma crise de bronquite. Por conta do problema de saúde, o pontífice precisou interromper a leitura de seu discurso e solicitou que um assessor continuasse a leitura.
"E, agora, peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse o papa durante a celebração.
Apesar do episódio, o papa retomou a leitura da oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.
Estado de Saúde do Papa
Francisco, que assumiu o papado em 2013, tem enfrentado diversos problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores crônicas no joelho e no quadril. Em 2023, ele foi hospitalizado por três noites devido a uma bronquite, recuperando-se com o uso de antibióticos.
O papa argentino também passou por uma operação abdominal e tem parte de um dos pulmões removida desde a juventude. Esses fatores têm contribuído para uma agenda adaptada em razão de sua saúde frágil.
Agenda Adaptada
Na última quinta-feira (6), o Vaticano anunciou mudanças na rotina do pontífice. Por conta da bronquite, Francisco realizou reuniões em sua residência na Casa Santa Marta, onde vive em quartos simples.
Durante a audiência semanal de quarta-feira (5), o papa já havia pedido a um assistente para ler parte de seu catecismo, explicando que estava com um “resfriado forte” que dificultava sua fala.
“Ele o lerá melhor do que eu”, brincou Francisco na ocasião.
O Vaticano confirmou que, para preservar a saúde do pontífice, as audiências de sexta-feira (7) e sábado (8) também foram realizadas na Casa Santa Marta.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”