São Paulo declara epidemia de dengue após atingir 300 casos por 100 mil habitantes


O estado de São Paulo atingiu nesta sexta-feira (21) o marco de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, nível considerado de situação de epidemia. Até o momento, foram contabilizados 134 mil casos e 126 mortes em 2024, enquanto outras 252 mortes estão sob investigação. Diante do agravamento da crise, o governo estadual decretou emergência sanitária na última quarta-feira (19).

Comparando com o mesmo período do ano passado (8ª semana epidemiológica), os números são ainda mais alarmantes. Em 2023, foram registrados 198 mil casos e 159 óbitos, resultando em uma incidência de 446,3 casos para cada 100 mil habitantes.

Força-tarefa para combater a doença

A Secretaria Estadual de Saúde implementou uma força-tarefa nas cidades com maior incidência da dengue. A equipe atuará nas regiões de Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto. Nesta sexta-feira, os profissionais estiveram na cidade de Conchas, um dos municípios mais afetados, com uma taxa alarmante de 9,9 mil casos por 100 mil habitantes.

Segundo a secretária-executiva da pasta, Priscilla Perdicaris, a equipe de vigilância em saúde e epidemiologia está prestando apoio aos serviços municipais. "Alinhamos com a atenção básica local o suporte necessário para as tendas de hidratação e a regulação de casos mais graves", afirmou.

Além dessas medidas, o trabalho conjunto visa intensificar ações para combater o mosquito transmissor da doença e conscientizar a população sobre os riscos.

Apoio do Ministério da Saúde

Na última quinta-feira (20), representantes do Ministério da Saúde visitaram São José do Rio Preto, onde a Força Nacional do SUS já atua há duas semanas com 27 profissionais. Nos próximos 15 dias, o efetivo será reforçado com mais dez médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e quatro farmacêuticos, ampliando o suporte à rede de atendimento do município.

Enviar um comentário

0 Comentários