Desde pequena, a estudante Cellina Landim demonstrava curiosidade pelo mundo, andando de bicicleta fantasiada de princesa e segurando uma lupa. "Dizia que era uma princesa cientista", relembra. Aos 17 anos, a jovem pesquisadora levará seu projeto inovador para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde representará o Brasil na Expo-Sciences International (ESI) 2025.
Cellina conquistou a 1ª colocação na categoria Saúde da Expo Nacional Milset Brasil 2024, garantindo a classificação para a feira global. Seu projeto, intitulado "Síntese, atividade biológica e estudo computacional de um novo metalocomposto como possível promotor da vasodilatação", propõe soluções inovadoras para o tratamento de doenças cardiovasculares. O evento internacional ocorrerá de 27 de setembro a 3 de outubro de 2025.
Trajetória Científica
Atualmente, Cellina cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Farias Brito e participa de feiras científicas desde o 6º ano do Ensino Fundamental. Na época, estudava no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, onde teve sua primeira experiência apresentando um trabalho sobre biofertilizantes em uma mostra escolar.
O entusiasmo pela ciência cresceu, levando-a a conhecer o Laboratório de Farmacologia de Venenos, Toxinas e Lectinas (Lafavet) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde iniciou sua trajetória em Iniciação Científica Júnior. No laboratório, acompanhou experimentos e interagiu com pesquisadores de mestrado e doutorado, aprofundando seus conhecimentos.
Pesquisa Inovadora
No Lafavet, Cellina se envolveu em estudos sobre o potencial vasodilatador de determinadas moléculas para o tratamento de doenças cardiovasculares — a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu objetivo é desenvolver uma alternativa menos tóxica e mais eficaz para esses tratamentos.
O projeto propõe uma alternativa ao nitroprusiato de sódio, um dos principais fármacos utilizados atualmente, que apresenta alto risco de toxicidade e pode gerar efeitos adversos graves, incluindo câncer, devido à presença de cianeto na composição.
Com o reconhecimento conquistado na Expo Nacional Milset Brasil 2024, a jovem cientista levará seu estudo para um dos maiores eventos internacionais de ciência e tecnologia, representando o Brasil com sua pesquisa inovadora.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”