A presença feminina em quadros societários cresceu significativamente no Ceará neste início de 2025. De acordo com dados da Junta Comercial do Ceará (Jucec), no primeiro bimestre, 12.371 empresas foram constituídas tendo sócias mulheres, um aumento de 65,9% em relação ao mesmo período de 2024 (7.459 empresas).
📊 Setores de atuação
Das empresas abertas com mulheres no quadro societário no primeiro bimestre: ✅ 7.836 são do setor de serviços ✅ 3.597 atuam no comércio ✅ 936 pertencem ao setor industrial
📢 "A Jucec tem se empenhado em oferecer cada vez mais suporte para todos que desejam empreender, disponibilizando diversas facilidades para o registro das empresas. Esse aumento na participação feminina em quadros societários é um sinal claro de que estamos no caminho certo", afirma Eduardo Jereissati, presidente da Jucec.
💼 Força de trabalho feminina no Ceará
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), extraídos pelo Observatório de Políticas Públicas do Trabalho no Ceará, mostram que a taxa de desocupação feminina caiu para 7,7% no quarto trimestre de 2024, sendo a menor taxa desde 2019 para esse período.
📌 No último trimestre de 2024, a força de trabalho feminina no Ceará era de: 👩💼 1,682 milhões de trabalhadoras 👩🏭 1,552 milhões estavam ocupadas 📃 770 mil mulheres estavam formalmente empregadas
Esse crescimento impulsionou o grau de formalidade no mercado de trabalho feminino no Ceará, reforçando a presença das mulheres no cenário empresarial e no setor produtivo do estado.
📢 O avanço da participação feminina nos negócios e no mercado de trabalho demonstra um cenário promissor para o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres cearenses.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”