Peixes-bois Erê e Minotauro são transferidos para aclimatação no mar antes da soltura


Na madrugada desta quarta-feira (26), os peixes-bois Erê, de 8 anos e 4 meses, e Minotauro, de 8 anos e 1 mês, foram translocados do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), mantido pela ONG Aquasis em Caucaia, para um recinto de aclimatação no mar da Praia de Icapuí, no Ceará. Essa etapa é fundamental para que os animais se adaptem ao ambiente natural antes de serem soltos definitivamente.

Essa foi a primeira vez que a Aquasis realizou a translocação simultânea de dois peixes-bois. A operação durou aproximadamente 11 horas, percorrendo 217 quilômetros. Os mamíferos foram transportados em um caminhão da Cavalaria da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e, em seguida, levados ao mar por meio de uma balsa motorizada. Durante o trajeto, os animais foram sedados para minimizar o estresse do transporte.

Erê e Minotauro foram resgatados ainda filhotes após encalharem em uma praia de Beberibe, no litoral leste do Ceará. Desde então, passaram por um longo processo de reabilitação no CRMM, onde receberam cuidados até estarem aptos para essa nova fase de aclimatação. A expectativa é que, em breve, os animais possam ser soltos definitivamente na natureza, contribuindo para a conservação da espécie.

Enviar um comentário

0 Comentários