Lagoa 'secreta' no Ceará tem água cristalina, cajueiro submerso e some durante a maior parte do ano


Tomar banho em águas claras à sombra de um grande cajueiro nem sempre esteve na rota de quem visita a Praia de Lagoinha, no litoral oeste do Ceará. Isso mudou quando as redes sociais popularizaram a Lagoa do Videl. Situada a cerca de 110 quilômetros de Fortaleza, a atração tem difícil acesso e pode ser aproveitada durante cinco meses por ano - nos outros meses, ela seca.

Onde fica a lagoa paradisíaca?

A "lagoa azul" fica no município de Paraipaba, onde também está localizada a Praia de Lagoinha. Para aproveitar um banho na lagoa, o visitante precisa saber quando o lugar ainda acumula as águas dos meses de chuva.

Fora desse período, a Lagoa do Videl estará com pouca água ou totalmente seca. Quem explica é Adilson Soares, que trabalha há 15 anos oferecendo passeios para turistas na Praia de Lagoinha.

Quando visitar a Lagoa do Videl?

Há cerca de seis anos, Adilson ainda oferecia passeios de quadriciclo e viu uma publicação sobre a lagoa nas redes sociais. Ele aprendeu o caminho até lá com um amigo que morava próximo. O local fica no bairro São Miguel, a cerca de 30 minutos de carro para quem parte de Lagoinha.

“Eu fui conhecer a lagoa e fiquei muito encantado. Só que eu fui na época do ‘inverno’, e a água não estava tão azul que nem você vê nas imagens”, comenta Adilson.

No Ceará, os meses chamados de inverno correspondem à estação chuvosa, entre fevereiro e maio. As chuvas de pré-estação podem acontecer em dezembro e janeiro.

Ele explica que janeiro, na alta estação do turismo no Ceará, não é uma boa opção para quem quer visitar a lagoa, pois ela está seca nesse período. Já nos meses com chuva, ela tem água, mas com cores mais turvas.

Os meses mais indicados para encontrar as águas cristalinas e os tons azulados e esverdeados da lagoa são entre junho e outubro.

Com informações do G1 Ceará.

Enviar um comentário

0 Comentários