Em 2024, o Ceará registrou um saldo positivo de 56.231 novos empregos formais. Além de representar um crescimento de 7,8% em comparação com 2023, os dados evidenciam um avanço significativo na inclusão das mulheres no mercado de trabalho.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram um salto na participação feminina nos novos empregos formais gerados, passando de 37,69% em 2023 para 46,28% em 2024. Esse aumento reflete a crescente valorização da força de trabalho feminina e a superação de desafios históricos no ambiente profissional.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, “apesar de serem a maioria da população cearense, as mulheres ainda não conseguem essa participação no mercado de trabalho, quer seja pela necessidade de se dedicar ao cuidado dos filhos ou familiares, ou mesmo pelas barreiras impostas pelo mundo laboral. Aos poucos, estamos vencendo esses desafios para garantir mais igualdade”, destacou.
Empreendedorismo feminino: autonomia e crescimento
Diante desse cenário, muitas mulheres estão encontrando no empreendedorismo uma alternativa para garantir independência financeira e conciliar a rotina profissional com os desafios familiares. Para fomentar essa iniciativa, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e da Secretaria das Mulheres, lançou o Ceará Credi Mulher. O programa oferece crédito e capacitação para microempreendedoras, contribuindo para a criação e fortalecimento de pequenos negócios femininos no estado, gerando mais empregos e renda.
“A independência financeira é essencial para que as mulheres tenham autonomia sobre suas vidas. Muitas se mantêm em situações difíceis por falta de recursos próprios. Por isso, ações como o Ceará Credi Mulher são fundamentais para promover oportunidades e empoderamento feminino”, afirma a secretária das Mulheres, Lia Gomes.
Nos últimos dois anos, o Ceará Credi contabilizou um total de R$ 98.661,49 em contratos firmados, demonstrando a confiança da população na iniciativa. Além disso, 75,18% dos beneficiados pelo programa eram mulheres e 54,39% eram mulheres chefes de família, reforçando a importância dessa política pública para o desenvolvimento econômico e social.
Sobre o Ceará Credi
O Ceará Credi é um programa do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Trabalho, executado pela Adece e desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Seu principal objetivo é disponibilizar crédito para fortalecer ou abrir pequenos negócios em todo o estado. Para mais informações, acesse: www.cearacredi.ce.gov.br.
0 Comentários
“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”